Novo Blog da Rede E-Solidario

O Blog da Rede E-Solidário está em um novo endereço http://blog.e-solidario.com.br .
Em breve desativaremos esse Blog, as últimas publicações estão disponíveis somente no novo endereço.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Biblioteca do Hospital Curupaiti – Muito Além de um Trabalho


Projeto Social Biblioteca do Hospital Curupaiti


Trabalho

Dedicação

Amor

Solidariedade.




Existem pessoas que trabalham para sobreviver, outras, vivem para trabalhar, mas existem aquelas que vão além das responsabilidades e deveres do trabalho, acolhendo aqueles que precisam cicatrizar os rastros de destruição deixados pela hanseníase.

Através da rede E-Solidário conhecemos uma parte da equipe multidisciplinar que atua na Colônia Curupaiti - são médicos, administradores, enfermeiros e psicólogos que mostram como é possível ser solidário no próprio trabalho.



Eles não puderam ficar indiferentes às extremas necessidades da comunidade de hansenianos e pessoas carentes a sua volta, uniram forças pelos laços do amor ao próximo e iniciaram atividades complementares de apoio nas mais diversas áreas. Nossos amigos solidários mostraram como é possível quebrar a barreira que separa os profissionais dos doentes e investiram na qualidade de vida daqueles que tiveram suas vidas dilaceradas pela doença.


A biblioteca cadastrada em nossa rede social é uma pequena célula dessa colônia que mais se assemelha a uma cidade. Em 48.000 m2 de muito verde encontramos um hospital, vilas residenciais, ambulatórios, inúmeras instituições religiosas, pavilhões para internação, pavilhões psiquiátricos, centro de idosos, etc.

Fundada em 1928, o ingresso dos pacientes era inicialmente compulsório. O doente deveria ser isolado do contato com a família, pois naquela época não se sabia como tratar a hanseníase e controlar a sua proliferação. Após a descoberta de medicamentos que controlam a doença, eliminou-se a prática do isolamento, mas a grande maioria optou por permanecer na instituição. Infelizmente, o convívio social não seria simples, muitos estavam mutilados. Que empresa ou comércio o contrataria? Quem ficaria próximo nas filas dos bancos? Ou sentaria ao seu lado no ônibus?


Hospital e Vila Residencial




Casa de Idosos e Teatro



A maior parte optou por permanecer nas vilas e chamaram suas famílias, que migraram para a Colônia, criando uma comunidade carente ao lado da Colônia de Curupaiti. Atualmente a infra-estrutura médico-hospitalar atende aos residentes e também à comunidade carente.

Os responsáveis pela biblioteca, Vera e André, nos receberam com muito carinho e mostraram quase toda a colônia. Embora nossa visita tivesse como objetivo conhecer a biblioteca, acabamos descobrindo várias atividades solidárias, e o mais interessante é que a grande maioria foi criada por profissionais da colônia.

Todos os projetos sociais desenvolvidos na colônia Curupaiti, sem exceção, necessitam de doações e voluntários. Listamos abaixo as principais atividades solidárias:

  • Biblioteca Comunitária
  • Trabalho de Curativos – funciona com voluntários e recebem doações para ajudar no cuidado às feridas. A quantidade de material e tempo gasto nesta atividade é enorme.
  • Creche e Reforço Escolar.
  • Casa de Idosos – Uma casa para reunir idosos e uma equipe de voluntários (profissionais da colônia) que visitam idosos residentes nas vilas e que não conseguem sair de casa devido à idade e as mutilações geradas pela doença.

Amigo Solidário,

a Colônia é um ótimo local para você auxiliar o próximo, mesmo que nunca tenha participado de uma atividade solidária, existem muitas pessoas carentes, uma boa parte delas foi abandonada, ficaram isoladas pelas seqüelas da doença.

Uma visita, uma história contada, um sorriso generoso, uma música cantada, uma ferida envolvida com carinho, um atendimento terapêutico ou odontológico, qualquer ato de doação realizado com carinho parece um bem precioso para aquelas pessoas, que sentem uma alegria imensa quando recebem uma visita.


Ficamos muito gratos à Vera, ao André e toda equipe de profissionais, melhor dizendo, profissionais solidários, pelo exemplo de solidariedade no trabalho.





André e Vera são responsáveis pela Biblioteca

Nosso grupo conseguiu arrecadar através de doações de nossos amigos:

  • 1 Impressora jato de tinta
  • 1 filtro de água para torneira
  • 1 estante reforçada para livros

Além disso levamos também as seguintes doações:

  • 1 dvd player
  • 1 videocassete
  • 1 televisão de 29 polegadas
  • livros de títulos variados.



Com as doações as crianças poderão beber água na biblioteca e também será possível iniciar a "Sessão Pipoca", utilizando o videocassete e o dvd player para transmitir cultura ao mesmo tempo que todos se divertem.



Finalizamos com a mensagem da responsável, Vera, sobre o objetivo do projeto social Biblioteca Comunitária do Hospital Curupaiti:

“Busca de um mundo com mais esperança, dignidade”.


Para maiores informações sobre o projeto social acessem o endereço http://www.e-solidario.com.br/solidariedade/projetoSocial/detalheProjetoSocial.do?acao=detalhe&idTrabalho=56


Um abraço solidário!!
Rede Social E-Solidário
http://www.e-solidario.com.br

Um comentário:

  1. preciso saber do paciente Joel Dalmasio Martins

    ResponderExcluir