Novo Blog da Rede E-Solidario

O Blog da Rede E-Solidário está em um novo endereço http://blog.e-solidario.com.br .
Em breve desativaremos esse Blog, as últimas publicações estão disponíveis somente no novo endereço.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Instituto Recicla Vida – Resgatando a Auto-Estima da Família









A Rede E-Solidário foi convidada para participar do evento de dia das crianças promovido pelo Recicla Vida, projeto social situado na região de Petrópolis/Itaipava. O convite partiu do querido amigo Daniel, um dos responsáveis pelo projeto e que de longa data participa da Rede E-Solidário. Desejamos, desde logo, deixar aqui nossa gratidão pelas sugestões e apoio que esse querido amigo nos deu, muito obrigado!


O Recicla Vida é um trabalho que busca envolver todos os membros de uma família e dessa forma modificar completamente suas perspectivas, trazendo de volta a dignidade e resgatando sua auto-estima, pois todos podem aproveitar as oportunidades geradas pelo projeto.

Bem, o projeto realiza tantas atividades que fica até difícil começar... :), acho que vamos começar falando que o sítio onde se localiza a sede do projeto é muito aconchegante e bonito, tudo muito bem cuidado e aproveitando da melhor forma possível os 5.000 m2 da sede . Uma sensação de paz e conforto envolve todo o local, que é composto por várias salas, uma quadra poliesportiva, jardim, horta para consumo próprio e um gramado para atividades ao ar livre.














O objetivo principal do Recicla Vida é a capacitação educacional e profissional de todos os membros de uma família, buscando melhorar suas chances no mercado de trabalho, possibilitando, assim, uma melhor qualidade de vida financeira e emocional. Qualificando os pais e aumentando a renda familiar o projeto contribui para evitar a necessidade das crianças ingressarem no trabalho infantil para complementar a renda da família, com isso elas podem brincar como todo criança deveria e participar das atividades complementares do Instituto, aumentando ainda mais suas possibilidades no futuro.


As crianças das famílias apoiadas participam de atividades complementares na educação, esportes e informática. As atividades oferecidas pelo projeto são:

  • Ballet e capoeira;
  • Futebol, handball, vôlei, tênis e recreação;
  • Inglês e informática
  • Artes, música e teatro (em implantação)





As mulheres das famílias, por sua vez, podem se inscrever em diversos cursos, buscando a atividade profissional que mais se identifica com o seu perfil:


  • Manicure, pedicure, cabelereiro, depilação e massagem (Oficina de Beleza);

  • Culinária

  • Curso de Costura

  • Hotelaria

  • Informática









Para os homens, há possibilidades diferenciadas em atividades integradas no mercado de trabalho da região, ou seja, o Recicla Vida canaliza suas forças para possibilitar uma oportunidade real de emprego.


  • Curso de caseiro (em implantação)

  • Garçom

  • Hotelaria

  • Pizzaiolo (em estudo)

  • Informática







Espaço Cidadão é uma atividade do Instituto que busca alcançar todos os membros e conscientizá-los de vários fatores importantes para a comunidade onde vivem.

A missão informada pelo Projeto é

"Tornar grupos não somente receptores de informação, mas agentes de transformação da própria comunidade em que vivem transformando-os em pólos irradiadores de cidadania e refletir sobre uma melhor estruturação das famílias e um melhor desenvolvimento das crianças. "

O Projeto já está em funcionamento há 2 anos e foi iniciado por Pompeu e Isabela, sua esposa, que, além de serem os fundadores do Projeto, ainda devem arcar com uma parte das despesas, pois as doações não são suficientes para custear todas as atividades. Segundo Daniel, coordenador do Instituto,, a maior dificuldade do projeto é pagar o salário dos funcionários que trabalham para o seu funcionamento, já que, apesar de existirem voluntários, a constante coordenação e manutenção é realizada por funcionários.



Além de apoio financeiro, o Projeto também necessita de doações de computadores, material para prática de esportes, máquina de costura, material de salão (manicure, pedicure, depilação, etc). O projeto é muito interessante, e não há dúvida de que qualquer ajuda vale a pena!

As oportunidades para voluntários também são inúmeras: atividades culturais, educação, alfabetização, prática de esportes e recreação e cursos de capacitação. Temos certeza de que você, amigo solidário, pode encontrar uma forma de ajudá-los, se assim desejar.

Por fim, queremos ainda registrar que também encontramos no evento do Recicla Vida o Tião, responsável pelo Instituto Vida Real, também participante da Rede E-Solidário, que recebeu a doação do computador doado pelo Bolão Digital. Seus “pupilos” participaram do evento decorando o sítio com os grafites! Ficou tudo muito bonito, eles são artistas, confiram nas fotos logo abaixo..










Muito obrigado aos amigos do Recicla Vida pelo carinho e acolhimento, que possam continuar por muito tempo auxiliando as pessoas que necessitam e que sua idéia possa semear o exemplo de que podemos REALMENTE ampliar as oportunidades daqueles que estão à nossa volta.

Um abraço solidário a todos,Rede E-Solidário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário