Quando recebemos o cadastro do projeto Gerando Vida percebemos algo de diferente nele, nossos queridos amigos solidários trabalhavam com um público diferente: pessoas excluídas, muitas vezes esquecidas, lembradas somente para exploração ou para críticas daqueles que desejam falar sobre moralidade.
A grande maioria olha para as profissionais do sexo com desgosto, indignação, revolta, mas os participantes do Projeto Gerando Vida não pensam assim e mostram no dia-a-dia da instituição que acreditam que todos têm direito a uma segunda oportunidade de escolher um caminho e realizar os seus sonhos.
Essa é a grande lição do Projeto, que muito nos cativou na visita, e por esse motivo o título da publicação não poderia ser outro: Um Exemplo de Coragem e Persistência.
Nossos amigos solidários lutam com unhas e dentes pela recuperação da dignidade dessas mulheres, eles conversam, informam, abraçam e conquistam aos poucos sua confiança para então conscientizá-las da situação atual e da possibilidade revertê-la, já que a esmagadora maioria não está feliz com a profissão que escolheu.
Equipe do Projeto Gerando Vida junto com os Amigos Solidários
O projeto se iniciou quando Danielle, a fundadora do Projeto e responsável pela sede da Igreja Nova Vida - localizada nas proximidades da Vila Mimosa - identificou que não bastava somente o trabalho religioso, eles precisavam também ajudar na parte social, pois a comunidade que vive nas redondezas da Vila Mimosa possui necessidades básicas. Nesse momento foi criado o projeto social Gerando Vida.
Embora tenha sido criado com base na Igreja o Projeto Social trabalha com todos que o procuram para receber ajuda, não importando a religião que praticam.
Danielle na Biblioteca da Instituição |
Atualmente o projeto Gerando Vida realiza as seguintes atividades:
Ajuda Social, Emocional e Profissional a Profissionais do Sexo
Com coragem e muita boa vontade os trabalhadores abordam as profissionais do sexo e oferecem a elas a oportunidade de realizar o seu sonho. Informam que existem outras possibilidades e que eles podem ajudar a tornar esse sonho possível.
Foi identificado pelo grupo que cerca de 80% das profissionais do sexo não gostam da vida que levam, informam que se tivessem outra opção deixariam a prostituição.
Mas não basta querer, é necessário lutar, pois elas estão envolvidas em um círculo vicioso que inclui drogas e dinheiro.
Quando o projeto consegue uma conexão com uma das mulheres, uma nova etapa se inicia, a instituição ajuda a partir desse momento no processo de libertação, valendo-se para isso de uma equipe de apoio formada por assistente social, psicóloga, advogado e administrador.
Já foram diretamente auxiliadas pela instituição cerca de 15 profissionais do sexo, que aceitaram a ajuda e foram acompanhadas de perto pela equipe do Projeto e conseguiram transformar suas vidas, montando uma família ou conseguindo um emprego digno.
Muitas outras voltaram para seus estados ajudadas direta ou indiretamente pelo grupo e atualmente existem 5 mulheres em acompanhamento direto pela instituição, buscando a concretização dos seus sonhos J.
Com o objetivo de facilitar o processo de apoio às mulheres que trabalham na Vila Mimosa, o projeto Gerando Vida busca parcerias para criar a Casa das Mulheres, um local para abrigar as mulheres que estão em processo de “resgate”, já que elas precisam de um lugar para residir enquanto buscam reequilibrar-se e capacitar-se profissionalmente para conseguir um novo emprego. Atualmente apenas abrigos públicos estão disponíveis, o que dificulta muito o trabalho da equipe de apoio.
Crianças
A comunidade em volta da Vila Mimosa é muito carente, existem pessoas que vivem em condições de miséria extrema e o grupo busca trabalhar com as crianças através do reforço escolar e atividades complementares (informática, estimulo a leitura, etc), preparando-as para possíveis oportunidades profissiionais ou escolares.
Eles precisam muito de voluntários para essas atividades.
Amigos Solidários na sala de aula destinada as crianças |
Moradores de Rua
Não existe um local próprio para auxiliar os moradores de rua, por isso a ajuda é assistencial, doam-se roupas e alimentos.
Capacitação Profissional
Atualmente o projeto possui parcerias com o SENAC e ETEMB para oferecimento de cursos de capacitação profissional, gerando oportunidades REAIS de trabalho, já que eles também possuem algumas parcerias com empregadores.
Alguns cursos exigem alfabetização e, infelizmente, temos muitas pessoas analfabetas naquela área, por isso, aqueles que desejam trabalhar com alfabetização podem iniciar um belo trabalho voluntário.
Mas existem também cursos profissionalizantes, como manicure e cabelereiro, que não exigem formação mínima e são direcionados principalmente às profissionais do sexo.
A Rede E-Solidário forneceu o material completo para iniciarem o curso de formação de manicure.
Equipe do Projeto Gerando Vida com as doações recebidas da Rede E-Solidário - Material para o curso de manicure. 1 estufa de esterilização, 20 alicates, espátulas, algodão, palito, acetona, esmalte. |
Caros Amigos Solidários, que possamos tomar como exemplo esse lindo projeto social, que não se acomodou com a situação das pessoas carentes nas proximidades, arregaçou as mangas e iniciou um longo trabalho de resgate das profissionais do sexo.
Atualmente, as principais necessidades do Projeto Gerando Vida são:
- Montagem de sala de informática (computadores, voluntário professor de informática, etc);
- Voluntários para alfabetização de adultos e para reforço escolar (segunda a sexta, e até mesmo sábados, pela manhã ou à tarde);
- Doação de livros de educação infantil;
- Ajuda para construção da Casa das Mulheres.
Para conhecer um pouco mais sobre o Projeto Gerando Vida acesse as informações publicadas na Rede E-Solidário clicando aqui
Para saber como a Rede E-Solidário funciona acesse http://www.e-solidario.com.br/solidariedade/comoFunciona.do
Para se cadastrar na Rede E-Solidário ou obter outras informações sobre o projeto acesse http://www.e-solidario.com.br
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir