Novo Blog da Rede E-Solidario

O Blog da Rede E-Solidário está em um novo endereço http://blog.e-solidario.com.br .
Em breve desativaremos esse Blog, as últimas publicações estão disponíveis somente no novo endereço.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

O’Surfe – Formando Campeões Dentro e Fora do D`Água





Visitamos o projeto social O’Surfe,, localizado no Recreio dos Bandeirantes, próximo a praia da Macumba, um dos melhores “points” de surfe do Rio de Janeiro. Estava junto conosco Pedro Muller, um dos maiores surfistas brasileiros de todos os tempos, tendo sido campeão brasileiro, carioca e participado de inúmeras competições internacionais. Atualmente Pedro é responsável pela escola de surf que leva o seu nome na Barra da Tijuca - http://www.escolapedromuller.com.br/

O projeto O’Surfe é uma mistura de ONG, escola de surf e centro de treinamento, tendo como objetivo ensinar crianças e jovens carentes a surfar, descobrindo e desenvolvendo potenciais atletas do surf.

Henry Lelot , coordenador e fundador do projeto, conta que inicialmente desejava formar talentos para o surfe, dando oportunidades a meninos de baixa renda, mas o tempo e o contato com eles modificaram a atividade social inicialmente idealizada, foi assim que o carinho e o amor que dedicou às crianças e jovens criou laços que impulsionaram o envolvimento em outras frentes, trabalhando não somente o surf, mas também a formação profissional e moral das crianças e jovens.

Henry Lelot junto com alguns atletas

Lelot descobriu que não bastava formar potenciais atletas, era necessário também criar possibilidades para os menos talentosos ou para aqueles que não conseguissem seguir a carreira de atleta por lesão ou falta de patrocínio. Dessa forma o projeto criou turmas de inglês e capacitação de profissionais para trabalhar em lojas ou na fabricação de pranchas.


Nas declarações dos participantes comprovamos que o clube de surf retira os jovens das ruas, trocando a ociosidade pelo surfe, dessa forma eles acabam por não se envolver em atividades ilícitas da comunidade carente (drogas, furtos, etc).

O próprio convívio com os responsáveis pelo O’Surfe possibilita aos participantes conscientizarem-se da importância de se dedicar ao estudo, à família, possuir um trabalho digno e ao mesmo tempo fugir das drogas.
A capacitação de jovens para trabalhar com atividades ligadas ao surfe é muito valorizada pela instituição, já que nem sempre será possível seguir carreira no surfe. Existe também um acompanhamento escolar para tentar corrigir possíveis enganos com relação à falta de importância do estudo para o atleta. A postura da instituição nesse aspecto é clara: “É necessário conscientizar”, sendo envolvida a família quando a situação se complica.

Pedro Muller mostrando fotos durante palestra sobre
sua carreira como surfista profissional

O processo de admissão no projeto social exige uma avaliação para verficar a renda familiar e de acordo com a situação financeira o projeto pode treinar a criança sem encargos ou com o custo muito baixo. Também são admitidos aqueles que desejam aprender a surfar ou treinar, mas que possuem renda suficiente para arcar com os custos, dessa forma o projeto também integra jovens e crianças de diferentes situações financeiras.
Os recursos advindos dessas mensalidades são utilizados na manutenção do projeto que hoje é mantido pelo Hery Lelot e seu pai.


As únicas restrições para participar do O’Surfe são o compromisso em se dedicar aos treinamentos e saber nadar. Um médico amigo do projeto faz o acompanhamento periódico dos participantes, sendo realizado um exame minucioso para aqueles que desejam ingressar..


O O’Surfe já tem resultados expressivos nas competições infantis e juvenis, os garotos já participaram de várias finais e estão bem situados no ranking estadual. Eles treinam duro e contam com treinador, preparador físico, acompanhamento médico e nutricional.


Nosso querido amigo Henry Lelot já formou inúmeros garotos carentes para trabalharem em atividades relacionadas com a fabricação de pranchas, inclusive para o cargo de gerente. Embora os cursos fossem pagos, ele sempre conseguia inserir um jovem no curso, alocando-o depois para ajudar na fabricação das pranchas.


Na foto: responsáveis pelo O'Surfe, Pedro Muller e
participantes da Rede E-Solidário

O projeto O´Surf necessita de voluntários, doações e divulgação. Vamos ajudá-los nesse exemplo de como o esporte pode resgatar pessoas carentes e trasnformá-los em atletas ou trabalhadores bem preparados.para atuar no mercado de surfe. Para maiores informações sobre o projeto clique aqui.


Aloha!!
Rede E-Solidário - Conectando Projetos Sociais, Voluntários e Doadores
http://www.e-solidario.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário